Magic Arena, Jogue Online Com Seus Amigos

Hey! Você já ouviu falar de Magic Arena?

Não? E sobre Magic: The Gathering?

Acredito que este segundo seja mais familiar.

Que tal conferir hoje esse artigo sobre a versão online do maior Trading Card Game do mundo!

Se você está por fora o Magic: The Gathering lançou um super jogo online conhecido como:

Magic Arena ou Magic: The Gathering Arena.

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Magic: The Gathering e seu Multiverso

Em setembro de 2018, foi lançada a versão “open beta” do  jogo online de cartas, Magic Arena.

Ele é a nova versão online de combates entre jogadores do universo de Magic, o mais famoso Trading Card Game no mundo inteiro!

Magic: The Gathering, ou simplesmente MTG surgiu em 1993.

Fruto de uma ideia do professor Richard Garfield, que mais tarde se transformou no mais famoso consultor e designer de Card Game do mundo.

Seu intuito era criar uma forma divertida para que alunos com dificuldades com número conseguissem organizar operações matemáticas e enunciados de exercícios mais facilmente.

Já imaginou um professor assim na sua escola?

Suuuuper legal né? 🙂

O MTG conta com uma história e mitologia próprias.

Ela é cheia de personagens poderosos envolvidos em tramas do mais alto nível.

Com seus 25 anos de história, é muito difícil compilar toda a história dos personagens e zonas dentro do jogo.

Por isso, sugiro que procure na internet lugares especializados em MTG se você quer saber mais sobre a Lore!

Mas o que chama a atenção mesmo são as regras e a jogabilidade do mesmo.

Regras pra Dar e Vender

MTG conta com uma série de regras, como todo RPG, porém são fáceis de se aprender.

Primeiro, você precisa preparar um Grimório (ou deck/baralho), com no mínimo 60 cartas.

Entre elas, o ideal é ter cerca de 23 à 26 terrenos, e o resto dividido entre criaturas e feitiços (calma, vou explicar!).

Feito isso, encontre um amigo para jogar.

Como estamos falando de um jogo versão Online, fica bem mais fácil, né?

É só começar a jogar casualmente e entrar em batalha aleatoriamente até você conseguir pegar o jeito do jogo!

Para quem conhece Hearthstone, fica bem mais fácil, pois o pareamento online de conflitos é bem similar.

Suas Cores, Suas Regras

A mecânica de Magic Arena gira em torno de suas cinco cores: cinco características que, juntas ou separadas dão vida ao seu grimório.

Elas são:

  • Azul
  • Vermelho
  • Verde
  • Preto
  • Branco.

Cada uma delas gera um tipo de Mana, o necessário para que você gaste e suas mágicas aconteçam.

Azul no Magic Arena

O AZUL é caracterizado pela fluidez e inconstância da Água, e seus terrenos básicos são as ilhas.

Como sua mana vem de ilhas, muitas de suas criaturas são aquáticas e voadoras, as únicas maneiras de se conseguir chegar em uma ilha.

Seus feitiços são traiçoeiros, devolvendo mágicas para o grimório inimigo ou até mesmo cancelando-as.

Vermelho no Magic Arena

O VERMELHO é caracterizado pela agressividade e ira do Fogo, e seus terrenos básicos são as montanhas.

Assim como o fogo, as criaturas vermelhas são impetuosas e rápidas, queimando tudo que vêem pela frente.

Seus feitiços são igualmente rápidos e mortais, dando dano diretamente à criaturas ou até mesmo ao mago inimigo.

Verde no Magic Arena

O VERDE é caracterizado pela brutalidade e fortitude da Natureza, e seus terrenos básicos são as florestas.

Frequentemente suas criaturas vivem dentro de florestas emaranhadas, escondendo bestas gigantescas selvagens e elfos que geram mana para que suas mágicas ocorram.

Já seus feitiços contam com a vida e força das florestas, dando pontos de vida e aumentando o atributo de suas feras já enormes.

Preto no Magic Arena

O PRETO é caracterizado pela entropia e caos da Morte, e seus terrenos básicos são pântanos.

Suas criaturas são muito cruéis, contando com zumbis, esqueletos e pesadelos entre suas fileiras, todos com toques mortais que podem derrubar até a criatura mais forte com um golpe.

Mas sua mágica é igualmente mortal, drenando a vida do inimigo e murchando as criaturas rivais.

Branco no Magic Arena

O BRANCO é caracterizado pela ordem e vida da Luz, e seus terrenos básicos são planícies.

As criaturas brancas sugerem a paz e calmaria dos anjos, felinos e criaturas celestiais.

Da mesma forma, seus feitiços parecem inofensivos, mas fazem seus lacaios crescerem e criarem vida, tal como inutilizar as criaturas inimigas através de pacifismos.

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É Hora do Duelo!

Com o perdão do trocadilho, dois magos se enfrentam e começam com 20 pontos de vida.

Vence quem consegue acertar mais o seu oponente, e “retirar” esses 20 pontos de vida primeiro.

Porém, não há limites para seus pontos de vida.

Você pode ter MAIS DE OITO MIL pontos de vida, dependendo de suas mágicas lançadas.

Essa mágicas podem ser: Criaturas, Feitiços, Mágicas Instantâneas ou Encantamentos.

Criaturas são lacaios e monstros que são a base do seu exército.

Ainda assim, são as mágicas básicas que irão te auxiliar na retirada de pontos de vida do adversário.

As criaturas só podem atacar o seu mago adversário, e não podem se atacar, a não ser que alguma mágica faça isso.

Os feitiços são mágicas de efeito imediato, como um dano direto, um fortalecimento de criatura ou ganho de pontos de vida.

As mágicas instantâneas são quase iguais os feitiços, porém você pode lançá-las durante qualquer momento do jogo.

Principalmente no turno do inimigo, e isso te dará uma vantagem enorme, acredite!

Os encantamentos são mágicas que perduram por mais de um turno, até o fim da partida ou até serem retiradas do jogo pelo inimigo.

A mistura entre todas essas mágicas dão o teor de seu grimório, podendo ser um “deck aggro”, um “deck tempo”, um “deck control”, etc.

Isso será explicado em posts posteriores, portanto, fiquem ligados!

Legal! Mas é Competitivo?

Se você gosta de modos competitivos, MTG Arena também é o seu Card Game!

Além de campeonatos visados e famosos da versão “física” de MTG, o Arena também contará com campeonatos mundiais a partir de 2019.

Porém, com alguma periodicidade, há modos de jogos ranqueados, ou seja, valem posições de ranking, como se fosse uma maratona.

Você recebe recompensas a cada vitória, a um máximo de 7 vitórias.

Entretanto, você só pode perder três jogos, caso contrário está fora da maratona.

De acordo com suas vitórias antes de perder, ou se conseguir as 7 vitórias antes de perder três jogos, suas recompensas aumentam!

Mas, se você já quer ir treinando para isso, o jogo conta com “partidas ranqueadas”.

São partidas que contam pontos a cada vitória e subtraem pontos a cada derrota.

Quanto mais partidas ganhas, maior o seu ranking em relação aos outros jogadores.

Isso pode te dar muitas recompensas a cada 45 dias, como cartas raras, boosters e moedas.

As moedas lhe permitem entrar em modos competitivos ranqueados, como explicados acima, mas também comprar boosters de várias coleções.

Há também gemas, que você pode ganhar após partidas maratonadas, ou compradas com dinheiro vivo.

Hoje, o jogo conta com os sets 2019, Ixalan, Rivais d Ixalan, Dominária e Guildas de Ravnica.

Eu Posso Fazer Cartas, ou só Dependo de Boosters?

Mais uma vez fazendo um paralelo com Hearthstone, sua confecção de cartas é um pouco diferente.

Não é possível “destruir” cartas para juntar cristais, mas ao mesmo tempo é possível tirar “wildcards” (curingas) nos boosters e completando missões diárias.

Essas “wildcards” servem para você fazer cartas ao seu modo e à sua escolha.

Por exemplo, uma Wildcard comum pode gerar uma carta comum à sua escolha. As wildacards incomuns podem ser usadas para criar cartas incomuns à sua escolha, etc.

Temos algumas “raridades” de cartas: Comum (cinza), Incomum (prateada), Raro (dourada) e Lendário (laranja).

Agora que você já conhece o básico do Magic: The Gathering Arena, bora jogar umas cartinhas!

Abaixo eu deixo um vídeo que o Coja fez mostrando um pouco do Magic Arena.

Espero vocês! 🙂

 

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Tetsuo

Amante de RPG, viciado em MMORPG e historiador nas horas vagas.